quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Quem Foi Avraham (Abraão)?

Compilado Por Yossef Davah ben Yisrael.

Avraham foi um homem muito resoluto, muito amigável, cuja razão de existir era provocar uma revolução social. Ele fez a primeira canja de galinha da história, oferecendo comida grátis e grande orientação moral a todos que a ele chegavam. Foi um líder. Era um lobo solitário, escritor e palestrante sobre motivação. Acreditava em si mesmo; acreditava nas pessoas. Acreditava em Elohim. Acreditava em mudança; acreditava no mundo. Acreditava em mudar o mundo. Foi também o primeiro Ivrim (Hebreu). Aos três anos, o pequeno Avram (Elohim mudou-lhe o nome mais tarde) era esperto demais. Cresceu na antiga Mesopotâmia (atualmente Iraque/Kuwait), onde havia muita idolatria à sua volta - na verdade, o pai de Avram, Terach, tinha uma loja de ídolos. Porém Avram fez a pergunta lógica que todos fazemos quando crianças: "De onde eles vêm?" Tentou então entender a vida. Pensou que o sol criasse o mundo - afinal, é grande, poderoso e dominador. Mas o sol não está ali durante a noite, percebeu Avram - então talvez seja a lua. Mas a lua sumia durante o dia. Avram contemplou as estrelas, montanhas, vales, oceanos, rios, planícies, céu e terra, as pessoas levando vidas conturbadas e o espaço que cercava isso tudo, e por fim concluiu que deveria haver uma Inteligência Superior por detrás deste cenário. Quando Avram tornou-se adulto, fez algo revolucionário. Terach deixou Avram tomando conta da loja certa manhã... E ao voltar encontrou cada uma das estátuas de pedra transformada em cacos - exceto uma. Este indivíduo grande ainda estava de pé no centro do caos, segurando uma marreta em sua mão de pedra.
"Avraaaaaam!" gritou Terach. "Quem fez isso?”
“Foi ele!" - sorriu Avram.
“Quem?"

"Ele. Aquele ali no meio. Segurando o martelo. Não está vendo?"
Terach olhou para o filho. Avram olhou de volta. Passaram-se alguns segundos, longos e silenciosos. "Avram" - finalmente Terach suspirou - "Ele é uma estátua! Não pode mover-se - não pode fazer coisa alguma! Eu o fiz, com minhas próprias mãos!”
“É exatamente aí que quero chegar" - respondeu Avram.

Desnecessário dizer, Terach tinha muito sobre o que refletir.
As idéias de Avram faziam sentido demais para o déspota rei, Nimrod, que se considerava Mestre do universo. Ele não conseguiu aceitar isso. "A sociedade poderia adorar ao Etern- e não a mim!" uivou ele, e tentou livrar-se de Avram atirando-o publicamente num enorme incinerador. Mas o Etern- limpou um espaço livre do fogo por detrás das chamas, e três dias depois, de lá pulou Avram, sorrindo até as orelhas. Mesmo assim, Avram e seu recém-conquistado pai Terach viram-se forçados a fugir por causa de suas crenças. Juntaram seus pertences e viajaram mil quilômetros rumo oeste, onde hoje é Israel, passando cinco anos de residência temporária em Charan (uma antiga cidade localizada a nordeste da atual Síria), onde o talento de Avram como escritor e orador atraiu multidões.
O Etern- então fez com que ele migrasse para uma terra distante e o fez andar sobre a sua extensão que vai do rio Nilo ao rio Eufrates, para simbolicamente declarar sua posse, como Elohim havia lhe prometido:
“Esta terra irá para teus filhos." (Gn 15:18). Avraham passou o restante de sua vida aperfeiçoando seu relacionamento com O Etern-, e cuidando de sua estalagem à beira da estrada, onde servia excelente comida e ensinava tudo sobre monoteísmo aos viajantes: a crença no Único Elohim. Entre sua esposa Sarah e sua concubina Hagar, teve oito filhos, os mais importantes sendo Ishmael, e Yitzchak, seu herdeiro e Segundo patriarca do povo Ivrim (Hebreu). Quando Avraham morreu, aos 175 anos, era feliz, rico e estava em paz, sendo sepultado em Hebron, próximo a Sarah. Avraham é o pai do povo Ivrim (Hebreu). Como tal, Elohim abençoou-o em diversas ocasiões com inumeráveis descendentes, e garantiu que tivessem a sobrevivência eterna com o Pacto entre as Partes, um encontro entre Elohim e Avraham no qual Avraham pôde ver de forma sobrenatural o futuro Yisraelita até o fim dos tempos.
Quais são os pontos altos da vida de Avraham?
1 - Dez Passos para a Perfeição
O Etern- deu a Avraham dez imensos desafios para manter e fortalecer seu compromisso com suas crenças no decorrer de toda sua vida. Avraham superou a todos, firme e fortalecido. São eles:
1 - deixar seu local de origem em busca de um destino desconhecido.
2 - suportar a fome sem questionar O Etern-.
3 - ter Sarah levada pelo faraó egípcio.
4 - derrotar sozinho as forças de quatro reis.
5 - tomar Hagar por mulher.
6 - realizar a circuncisão em si mesmo.
7 - ter Sarah levada pelo rei filisteu.
8 - expulsar Hagar.
9 - expulsar seu querido filho Ishmael.
10 - quase sacrificar seu amado filho Yitzchak (missão da qual foi impedido pelo anjo, na última hora).

2 - Viagens
Sendo um revolucionário, Avraham passou muito tempo na estrada. Esquivou-se da ira de Nimrod mudando para Charan, depois de Charan para Israel, e migrando para o antigo Egito devido à escassez. Desta forma Avraham encontrou muitas oportunidades de encontrar pessoas novas e influenciá-las.

3 - Cronologia básica
Avraham nasceu em 1813 AEC. Faleceu em 1638 AEC.
Eis os fatos mais importantes neste intervalo:
1810 AEC (3 anos) – Recusa-se a acreditar em ídolos
1788 AEC (25 anos) – Casa-se com a sobrinha Sarah
1765 AEC (48 anos) – Reconhece o conceito do Elohim Único
1761 AEC (52 anos) – Destrói os ídolos de Terach, sobrevive à fornalha
1761 AEC (70 anos) – Deixa a Mesopotâmia com a família
1743 AEC (75 anos) – Primeiro contato com o Etern-, muda-se para Israel
1737 AEC (76 anos) – Vai ao Egito com Sarah e a família, devido à fome; Sarah é levada ao palácio do faraó, que juntamente com sua equipe contrai doença inexplicável. O faraó devolve Sarah a Avraham, envia junto Princesa Hagar, expulsa-os do país; Avraham e sua turma retornam a Israel.
1727 AEC (86 anos) – Toma Hagar como mulher, nasce Ishmael.
1713 AEC (99 anos) – Circuncisa a si próprio, seus alunos e Ishmael; Elohim os renomeiam como Avraham e Sarah; é visitado por três anjos que prometem um filho a ele e Sarah dentro de um ano.
1712 AEC(137 anos) –Tenta sacrificar Yitzchak por Provação de Elohim, o anjo ordena-lhe que pare; Sarah morre, é sepultada no terreno em Hebron comprado por Avraham.
1672 AEC (140 anos) – Envia o fiel mordomo Eliezer para encontrar uma esposa para Yitzchak; Yitzchak desposa Rivca.
1653 AEC (159 anos) – Nascem Yaacov e Essav, filhos de Yitzchak e Rivca.

Assim como Avraham foi perseguido por sua crença, o povo Ivrim Hebreu, é perseguido nos dias atuais. Odeiam-nos pela nossa fé no Único Elohim, nossa confiança na Torá e nosso amor por esse Elohim.
Devarim (Deuteronômio) 6:4-5 - Ouve, Israel, o Adonay, nosso Elohim, é o único Adonay. Amarás, pois, o Adonay, teu Elohim, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
I Timóteo 2:5 - Porque há um só Elohim e um só mediador entre Elohim e os homens, Yeshua Ha-Mashiach, homem.

Baruch Ata Adonay Elohenu Echad!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é o espaço em que você interage seus pensamentos.